Palestrantes

/Palestrantes
Palestrantes 2019-10-08T12:12:09+00:00

Palestrantes Internacionais

David Rodrigues Lázaro
David Rodrigues LázaroUniversidade de Burgos/Espanha
Doutor em Medicina Veterinária e Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade de León e, doutor em Biotecnologia pela Universidade de Girona. É cientista sênior na ITACyL e professor catedrático de Microbiologia da Universidade de Burgos. Sua pesquisa é focada no estabelecimento de sistemas de detecção e vigilância de patógenos alimentares e ambientais. Publicou mais de 80 trabalhos entre artigos científicos, livros e capítulos de livros na área.
Félix A. Rey
Félix A. ReyInstituto Pasteur/França
Graduado em Bioquímica e mestrado na mesma área pela Universidade de Paris. Doutorado pela Universidade Paris-Sud. Atualmente é Chefe do Laboratório de Virologia Estrutural, Instituto Pasteur, Paris. Atua nas áreas de virologia estrutural, estudo da montagem macromolecular e mecanismos de fusão de membrana.
Glenn C Randall
Glenn C RandallUniversity of Chicago/EUA
Bacharel em Microbiologia pela Universidade de Illinois, doutorado em virologia pela universidade de Chicago e pós-doutorado na mesma área na Rockefeller University. Atualmente é professor associado na Chicago University e atua estuda o papel da interação vírus-hospedeiro no processo de replicação e patogênese do HCV e DENV, possui mais de 45 artigos publicados na área.
Stephane Blanc
Stephane BlancINRA
Pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisa Agropecuária da França, líder do grupo de pesquisa Interação vírus-inseto-planta, desenvolve estudos com ênfase em melhor entender o impacto dos mecanismos de transmissão vetorial hospedeiro-hospedeiro na evolução das populações virais. Além disso utiliza nanovírus como modelos para estudar a natureza multipartida dos vírus investigando experimentalmente os possíveis benefícios e custos para os grupos de vírus com natureza multipartida.
Valerian Dolja
Valerian DoljaOregon State University/EUA
Bioquímico com doutorado em Biologia Molecular pela Universidade de Moscou. Tem o título de doutor em ciência na área de Virologia pela mesma universidade. Foi pesquisador senior no departamento de Biologia da Universidade do Texas e atualmente é professor titular da Universidade do Oregon. Seu trabalho de pesquisa tem como principal objetivo estudar a evolução e origem dos vírus.
Victoria Alfonso
Victoria AlfonsoINTA Argentina
Egressa da Faculdade de Farmácia e Bioquímica, UBA, 1998. Realizou sua tese de doutorado na Cátedra de Virologia e obteve título de Doutora pela UBA em 2006. No mesmo ano começou a trabalhar no Instituto de Biotecnología do INTA como Pos-doc do CONICET, realizando suas investigações no estudo de proteínas de baculovirus relevantes para a infectividade por via oral de larvas de lepidópteros.
Desde 2008 trabalha no ciclo de infecção por baculovírus e é pesquisadora assistente do Pesquisador Científico da CONICET – Instituto fr Investigação e Biotecnologia..

Palestrantes Nacionais

Abelardo Silva Júnior
Abelardo Silva JúniorUFV
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa e doutorado em Bioquímica Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa. Cursou seu pós-doutorado em no College of Veterinary Medicine at Cornell University, USA. Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Medicina Veterinária Preventiva, com ênfase em doenças infecciosas animais. Sua linha de pesquisa envolve desenvolvimento de produtos relacionados a vacinas, imunobiológicos e aplicação de técnicas moleculares para estudo e identificação de agentes infecciosos animais.
Alice Fernandes Alfieri
Alice Fernandes AlfieriUEL
Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual de Londrina, mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutorado em Epidemiologia Experimental Aplicada Às Zoonoses pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Doenças Infecciosas de Animais, atuando principalmente nos seguintes temas: RT-PCR, diarreia, bovinos, e suínos.
Amauri Alcindo Alfieri
Amauri Alcindo AlfieriUEL
Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual de Londrina, possui mestrado em Microbiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (ICB) e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz, com sandwich realizado no Centers for Diseases Control and Prevention (CDC), Atlanta, USA. É professor associado da Universidade Estadual de Londrina, CCA, Depto. Medicina Veterinária Preventiva. Atualmente trabalha na área medicina veterinária preventiva com ênfase em doenças infecciosas dos animais domésticos, na especialidade de Virologia Animal.
Andre Marco de Oliveira Gomes
Andre Marco de Oliveira GomesUFRJ
Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Química Biológica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Realizou pós-doutorado na Universidade de Illinois (EUA) na área de Espectroscopia de Flutuações de Fluorescência e Espectroscopia de uma única molécula utilizando Microscopia Multifotônica. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Química de Macromoléculas, Biologia Estrutural de Vírus e Interação Vírus-Célula.
Andre S. Godoy
Andre S. GodoyIF-USP
Graduado em Biologia pela Universidade Federal de São Carlos, com Doutorado pela Universidade de São Paulo. Atualmente atua como pós-doc no Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos, onde atua na área de descoberta candidatos antivirais para os vírus da Zika, Febre Amarela e Chikungunya. Atua nas áreas de biologia estrutural e cinética enzimática. O foco do seu trabalho é combinar métodos estruturais tradicionais, química medicinal e triagem de fragmentos para elucidar novas estruturas e buscar novas moléculas com potencial atividade antiviral.
Bergmann Morais Ribeiro
Bergmann Morais RibeiroUnB
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília, mestrado em Biotecnologia pelo Imperial College da Universidade de Londres, Inglaterra e doutorado em Microbiologia, também pelo Imperial College da Universidade de Londres (1992). Fez estágio pós-doutoral na Universidade da Georgia (USA). Atualmente, é Professor Titular em Biologia Celular e Molecular do Departamento de Biologia Celular, Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em biologia molecular de baculovírus, atuando principalmente nos seguintes temas: controle biológico de pragas e vetores, biologia molecular de vírus de inseto, biologia molecular de Bacillus thuringiensis e produção de insumos biotecnológicos.
Bruno Moreira Carneiro
Bruno Moreira CarneiroUFMT
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia, mestrado em Imunologia e Parasitologia Aplicadas pela mesma universidade e doutorado em Genética pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professor da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Genética, Biologia molecular e Microbiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: RNA de interferência, genética reversa, clonagem, vírus da hepatite C (HCV), vírus respiratórios (hMPV/RSV) e Zika vírus (ZIKV).
Carla Regina Andrighetti
Carla Regina AndrighettiUFMT
Possui graduação em Farmácia Bioquímica e Indústria pela Universidade Federal do Paraná, especialização em Ciências Farmacêuticas, área de produtos naturais, Mestrado em Ciências Farmacêuticas e Doutorado em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina com um período sanduíche em Göteborg University, Suécia. Atualmente é Professora Associada do curso de Farmácia, UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) Campus de Sinop. Orientadora do programa de Pós-graduação em Ciências em Saúde da UFMT/Sinop. Tem experiência na área de Farmácia, atuando principalmente nos seguintes temas: farmacognosia, na busca de substâncias ativas a partir de produtos naturais e substâncias sintéticas com potenciais atividades antiviral e citotóxica.
Daniel Mendes Pereira Ardisson de Araújo
Daniel Mendes Pereira Ardisson de AraújoUFSM
Possui graduação (licenciatura e bacharelado) em Ciências Biológicas (2009), mestrado (2012) e doutorado (2015) em Biologia Molecular pela Universidade de Brasília com período sanduíche na Kansas State University (2013-2014). Professor adjunto no Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade Federal de Santa Maria. Orientador do programa de pós-graduação em Bioquímica toxicológica da UFSM. Tem experiência em Biologia Molecular e evolução de patógenos de insetos incluindo Bacillus thuringiensis, baculovírus, iflavírus e cypovirus com enfoque na caracterização funcional e molecular de genes e no uso dos microrganismos para (1) controle biológico de insetos-pragas, (2) modelo para doenças humanas, e (3) como vetor de expressão heteróloga. Tem experiência na interação arbovirus-vetor com enfoque no papel da apoptose na competência do vetor inseto, usando como modelos o mosquito Aedes aegypti e o arbovírus Sindbis virus (SINV). Membro da Sociedade Brasileira de Virologia (SBV) desde 2008, da Society for Invertebrate Pathology (SIP) desde 2012 e da American Society for Virology (ASV) desde 2013.
Eduardo J. M. Nascimento
Eduardo J. M. Nascimento
Possui graduação em Ciências Biomédicas pela Universidade Federal de Pernambuco (1999) e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (2003). Realizou pós-doutorado no Instituto Aggeu Magalhães/FIOCRUZ (Recife, Brasil), Universidade Johns Hopkins (Baltimore, EUA) e Universidade de Pittsburgh (Pittsburgh, EUA). Atualmente é Cientista na Takeda Pharmaceuticals (Vaccine Buisiness Unit) em Cambridge (EUA) onde atua na área de identificação de correlatos de proteção contra flaviviruses. Tem experiencia em desenvolvimento de immunoensaios para diagnóstico de flaviviruses, mapeamento de epítopos de células T e B e desenvolvimento de biomarcadores de gravidade de dengue.
Elba Regina Sampaio de Lemos
Elba Regina Sampaio de LemosFIOCRUZ
Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Campos, residência médica na Universidade Estadual do Rio de Janeiro e Hospital da Lagoa, mestrado e doutorado em Medicina Tropical pela Fundação Oswaldo Cruz. Atualmente é Pesquisador Titular em Saúde Pública do Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, exercendo cargo de chefe do Laboratório de Hantaviroses e Rickettsioses, onde são desenvolvidas pesquisas sobre rickettsioses e hantaviroses em população humana, além de vertebrados (silvestres e domésticos) e de artrópodes. À CONFIRMAR
Elliot Watanabe Kitajima
Elliot Watanabe KitajimaESALQ/USP
Graduado em Engenharia Agronômica e doutor em Agronomia pela Universidade de São Paulo. Possui mais de 400 artigos científicos publicados, 12 livros e 31 capítulos de livros, atuando principalmente nas áreas de microscopia eletrônica, caracterização, vírus de plantas, citros e citopatologia.
Érica Azevedo Costa
Érica Azevedo CostaUFMG
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado em Medicina Veterinária Preventiva pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutorado em Ciência Animal pela mesma instituição. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Virologia, Biologia Molecular e Diagnóstico de doenças infecciosas em animais, principalmente encefalites herpéticas de ruminantes e equinos e arboviroses equinas. Atualmente é professora adjunta no Departamento de Medicina Veterinária Preventiva da UFMG, trabalhando também com o aprimoramento de técnicas de diagnóstico das encefalites equinas e arboviroses.
Eurico de Arruda Neto
Eurico de Arruda NetoUSP/FM
Professor Titular de Virologia no Departamento de Biologia Celular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP, onde está desde janeiro de 1997. É médico (UFC/1982), Mestre em Infectologia (UNIFESP/1987), Doutor em Medicina (UNIFESP e University of Virginia School of Medicine/1991). Fez pós-doutorado em Virologia (University of Virginia School of Medicine (1992-1993). Coordena o Laboratório de Patogênese Viral, localizado no Centro de Pesquisa em Virologia da FMRP-USP. Linhas de pesquisa: patogênese de vírus respiratórios; patogênese de vírus Oropouche; biologia de vírus de Leishmania.
Francisco Murilo Zerbini Junior
Francisco Murilo Zerbini JuniorUFV
Engenheiro Agrônomo (1988) e Mestre (1991) em Fitopatologia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Ph.D. em Fitopatologia pela Universidade da California, Davis (1996). Professor Titular no Dep. de Fitopatologia da UFV. Atua na área de fitopatologia, com ênfase em virologia vegetal e genética da interação patógeno-hospedeiro. As principais linhas de pesquisa são a análise da diversidade genética e evolução molecular de geminivírus e o estudo da interação geminivírus-hospedeiro. Além das atividades de pesquisa, atua no ensino de graduação e pós-graduação e presta serviços de diagnose de viroses vegetais por meio da Clínica de Doenças de Plantas do Dep. de Fitopatologia da UFV. Faz parte do Comitê Executivo do International Committee on Virus Taxonomy (ICTV), e dos Grupos de Estudo de Geminiviridae e Potyviridae do ICTV.
Gustavo Bueno Gregoracci
Gustavo Bueno GregoracciUNIFESP/Baixada Santista
Graduado em Ciências Biológicas (Modalidade Médica) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, mestrado e doutorado em Microbiologia (Genética e Biologia Molecular) pela Universidade Estadual de Campinas. Realizou pós-doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente trabalha como Professor Adjunto de Microbiologia Ambiental no Departamento de Ciências do Mar, Campus Baixada Santista, da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Virologia, atuando principalmente nos seguintes temas: bacteriófagos (isolamento e caracterização), terapia com fagos, metagenômica e metatranscriptômica (bacterioplankton e holobiontes marinhos) e virologia ambiental.
Helena Lage Ferreira
Helena Lage FerreiraUSP
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araçatuba, doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Campinas e pós doutorado em influenza aviária no Veterinary Agrochemical Research Centre, VAR. Atualmente é professora associada da FZEA/USP. Tem experiência na área de Virologia Aviária. Atua em diferentes projetos com colaborações nacionais e internacionais ligados à epidemiologia, ao diagnóstico, à avaliação da imunidade e da proteção induzidas por vacinas dos vírus causadores de prejuízos significativos à indústria avícola.
João Trindade Marques
João Trindade MarquesUFMG
Biólogo formado pela Universidade Federal de Minas Gerais com mestrado e doutorado em Microbiologia pela mesma instituição. Realizou estágio pós-doutoral na Cleveland Clinic e Northwestern University por 8 anos. Atua nas áreas de Imunologia e Microbiologia, especialmente no estudo da ênfase no papel de RNAs não codificantes e RNAi na interação vírus-hospedeiro.
Luciana Jesus da Costa
Luciana Jesus da CostaUFRJ
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é professora associada do Departamento de Virologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Virologia e Genética, com ênfase em Genética Molecular e de Microrganismos, atuando principalmente nos seguintes temas: HIV, virologia molecular, terapia gênica, protease 2a, poliovirus. Á CONFIRMAR
Luiz Carlos de Souza Ferreira
Luiz Carlos de Souza FerreiraUSP
Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978), mestre (1982) e doutor em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), pós-doutor no Instituto Max-Planck em Tuebingen, Alemanha (1986/7), Centro de Desenvolvimento de Vacinas da Universidade de Maryland, EUA (1991), Departamento de Microbiologia e Biologia Molecular da Universidade de Tufts, EUA (1992) e Departamento de Microbiologia Médica da Universidade de Gotemburgo, Suécia (1996). Pesquisador visitante no Instituto de Genética da Universidade de Bayreuth, Alemanha (2000-2005). Professor adjunto no Departamento de Biofísica e Radiobiologia da Universidade Federal de Pernambuco (1983-1989) e no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989-2000). Atualmente é livre docente (1999) e professor titular (2000) pela Universidade de São Paulo e responsável pelo Laboratório de Desenvolvimento de Vacinas no Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biomédicas. Coordenador do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Vacinas da USP.
Luiz Carlos Júnior Alcântara
Luiz Carlos Júnior AlcântaraFiocruz
Pesquisador Titular da Fundação Oswaldo Cruz. Pesquisador Visitante do Depto. de Genética da Universidade Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Ouro Preto (1992), mestrado em Bioquímica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (2002). Possui 2 pós-doutorados, sendo o último realizado no Instituto Nacional do Cancer, no Instituto Nacional de Saúde dos EUA. Tem experiência na área de Bioquímica, Biologia Molecular e Bioinformática dos Retrovírus Humanos (HIV e HTLV) e Arbovírus Humanos (Chikungunya, Zika, Dengue, Febre Amarela e Oropouche), atuando principalmente nos seguintes temas: Vigilância genômica, epidemiologia molecular e evolução dos vírus humanos, Polimorfismos nos genes dos hospedeiros de vírus humanos, Correlações clínico-epidemiológicas nas viroses humanas, Desenvolvimento de novas ferramentas de bioinformática para estudo dos genes dos vírus humanos/hospedeiros.
Maite Vaslin de Freitas Silva
Maite Vaslin de Freitas SilvaUFRJ
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Ciências Biológicas (Genética) e doutorado em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro, do Depto. De Virologia do I. Microbiologia. Suas principais linhas de pesquisa atuais são miRNAs na interação virus-hospedeiro em algodão, transcriptoma da infecção viral, estudos moleculares da resistência à DA e de vírus associados à doença azul do algodoeiro usando deep-sequencing.
Marcelle Figueira Marques da Silva
Marcelle Figueira Marques da SilvaUniversidade Federal de Goiás
Professora Adjunta na Universidade Federal de Goiás, área de virologia, lotada no Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública, Departamento de Biociência e Tecnologia. Possui pós-doutorado na categoria FAPERJ e pós-doutorado no exterior na Universidade de Barcelona, Espanha. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Fluminense, mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz e doutorado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz, com período no exterior na Universidad de La República, Uruguai. Tem experiência na área de virologia, atuando principalmente nos seguintes temas: gastroenterite, PCR, rotavírus e sequenciamento.
Maria Tereza Pepe Razzolini
Maria Tereza Pepe RazzoliniUniversidade de São Paulo
Possui graduação em Biologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, mestrado em Saneamento Ambiental pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora associada do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e atua na área de Microbiologia Ambiental, especialmente na avaliação da qualidade microbiológica de águas e avaliação quantitativa de risco microbiológico.
Martin Hernan Bonamino
Martin Hernan BonaminoINCA
Possui graduação em Ciências Biológicas – Modalidade Medica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Química Biológica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Pesquisador do Instituto Nacional de Câncer (INCA) e Especialista em Ciência e Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (RJ), onde participa no comitê de Coordenação Geral da rede Fio-Câncer. É membro da câmara técnica de terapias avançadas da ANVISA.
Marzia Puccioni Sohler
Marzia Puccioni SohlerUFRJ
Professora Associada da Escola de Medicina e Cirurgia (EMC) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF), residência médica em Clínica Médica e Neurologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestrado em Neurologia pela UFF, doutorado em Neurologia pela Georg August Universitaet Goettingen (Alemanha) e pós-doutorado em Neurovirologia pelo National Institutes of Health, Bethesda (USA). Membro da comissão Assessora para o Manejo da Infecção pelo vírus T-linfotrópico humano (HTLV) do Ministério da Saúde (DIAHV/SVS/MS). Tem experiência na área de Medicina com ênfase a Neurologia Tropical e líquido cefalorraquidiano
Maurício Lacerda Nogueira
Maurício Lacerda NogueiraFAMERP/S. J. do Rio Preto/SP
Possui graduação em Medicina, mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia) e doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Pós-doutorado no National Institute of Allergy and Infectious Diseases. Atualmente é Professor Adjunto da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Virologia, atuando principalmente nos seguintes temas: flavivírus, dengue e relação vírus célula. Atua também no Hospital de Base de São José do Rio preto na Unidade de Biologia Molecular. Presidente da Sociedade Brasileira de Virologia, gestão (2017-2019.
Pablo Sebastian Britto de Oliveira
Pablo Sebastian Britto de OliveiraUFSM
Graduado em Biomedicina na Universidade Franciscana (UFN) com habilitação em Patologia Clínica (Análises Clínicas) e Biologia Molecular. Mestre em Ciência Animal na área de Medicina Veterinária Preventiva – Virologia Veterinária, no Programa de Pós Graduação em Medicina Veterinária. Atualmente é aluno de doutorado pelo mesmo programa, no Setor de Virologia da UFSM (SV/UFSM). Tem experiência na área de Virologia, especialmente parvoviroses.
Renata de Meirelles Santos Pereira
Renata de Meirelles Santos PereiraUFRJ
Possui graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado em Genética), Mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) e Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência nas áreas de Biologia Molecular e Imunologia. Durante o seu Mestrado e Doutorado, focou seus estudos em vias de transdução de sinais e regulação da expressão gênica em processos infecciosos. Atualmente é Professora Adjunta no Departamento de Imunologia do Instituto de Microbiologia Professor Paulo de Góes (UFRJ), onde atua em dois Programas de Pós-Graduação e se dedica ao estudo do papel do controle transcricional e epigenético na modulação da função de linfócitos T
Renato de Oliveira Resende
Renato de Oliveira ResendeUnB
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras, mestrado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal de Lavras e doutorado em Virologia – Wageningen Agricultural University. Pós-Doutorado no Consejo Superior de Investigaciones Cientificas (CSIC), Espanha, e Pós Doutorado no Istituto per la Protezione Sostenibile delle Piante-CNR Turim, Itália Ingressou na Universidade de Brasília em 1993, onde atualmente é professor titular. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitopatologia (Vírus de Plantas) e Biologia Molecular de Vírus. Desenvolve principalmente as linhas de pesquisa relacionadas à caracterização e diversidade viral, métodos de detecção de vírus e controle viral via resistência genética e plantas transgênicas e interação vírus / hospedeiro.
Renato Santana de Aguiar
Renato Santana de AguiarUFRJ
Atual Professor do Departamento de Genética, Ecologia e Evolução da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foi professor do Departamento de Genética da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui graduação em Ciências Biológicas pela UFMG, mestrado em Bioquímica e Imunologia pela UFMG, doutorado em Genética pela UFRJ e Pós doutorado em Microbiologia e Imunologia pela University of California, San Francisco (UCSF). Atua em projetos que avaliem as interações moleculares entre fatores virais e celulares e seu papel na patogênese viral. Além de projetos que envolvem epigenética, regulação da expressão gênica e genômica em modelos virais e o desenvolvimento de novos agentes antivirais. Desenvolve projetos envolvendo HIV, HCV, SIV, Dengue, Chikungunya, Oropouche, Zika, Febre Amarela e mais recentemente Mayaro. Além disto, atua em projetos que avaliem o desenvolvimento de resistência aos antiretrovirais utilizados no tratamento da infecção por HIV do Programa de AIDS do Ministério da Saúde. Consultor científico atua em projetos de pesquisa aplicada a HIV/AIDS e arboviroses em parceria com o Center of Disease Control (CDC, EUA) e países africanos de lingua portuguesa (Moçambique e Angola).
Soniza Vieira Alves Leon
Soniza Vieira Alves LeonUNIRIO
Professora Associada de Neurologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Médica do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (HUCFFF/UFRJ). Livre Docente em Neurologia pós-Doutorado. Mestrado e Doutorado em Neurologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Linhas de pesquisa em Neuroimunogenética, Neuroinflamação, Esclerose Múltipla, HLA, Neuroimagem em Esclerose Múltipla/ Neuromielite Óptica e estudos transacionais na Epilepsia de Lobo Temporal associada a Esclerose Hipocampal.
Thiago Moreno Lopes e Souza
Thiago Moreno Lopes e SouzaFundação Oswaldo Cruz/RJ
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Fluminense, mestrado e doutorado em Química Biológica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Especialista em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Atua no Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS), coordena serviço de diagnóstico molecular das viroses junto ao Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI) e grupo de pesquisa no desenvolvimento pré-clínico de novas drogas antivirais no Instituto Oswaldo Cruz. As principais contribuições científicas são reposicionamento do sofosbuvir contra os arbovírus; reforço laboratorial da vigilância molecular dos arbovírus e influenza pandêmica; estudos translacionais de interação vírus-célula.
William Marciel de Souza
William Marciel de SouzaUNICAMP (Professor visitante)
Biomédico pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Mestrado e Doutorado em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação de Imunologia Básica e Aplicada da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Realizou estágio doutoral no Centre for Virus Research – University of Glasgow, Escócia. Membro do International Committee of Taxonomy of Viruses (ICTV) – Peribunyaviridae Study Group. Tem experiência em microbiologia, com ênfase em virologia, atuando em estudos prospectivos, genômicos e evolutivos de vírus zoonóticos, emergentes e re-emergentes.